Vida plena!

O Estado de Alta Performance.

Novembro/2017

 

Todos nós temos sob nossa pele todas as forças naturais para praticar comportamentos capazes de garantir realizações excepcionais, com baixo nível de ansiedade, sem pânico ou depressão. Ao contrário, com patamares elevados de tranquilidade e felicidade.

Falando assim parece até que tenho algumas formula milagrosa ou algum tipo de segredo mágico recém-descoberto. Mas não é nada disso. Refiro-me à utilização de características naturais do nosso organismo que nos permitem uma vida plena, cheia de realizações de forma saudável em todos os sentidos. Características essas descobertas pela ciência e disponível sob a pele de todas as pessoas, sem exceção. Mas que poucos tem conhecimento e muito menos fazem uso dessas características de forma completa.

Todos nós somos extremamente sensíveis. Temos a capacidade de captar informações de todos os tipos e de todas as formas, de diversas fontes ao mesmo tempo! O que nos permite buscar com inteligência e intensidade aquelas informações e conhecimentos que são mais importantes para nosso projeto de vida, em qualquer lugar e forma onde elas estejam.

Somos seres altamente inteligentes. Temos a incrível capacidade de juntar informações novas, captadas do ambiente, com os conhecimentos, experiências, valores e crenças que acumulamos ao longo de nossa vida e criar ideias, projetos e conhecimentos novos, capazes do produzir grandes realizações e transformar o mundo a nossa volta.

Somos um organismo extremamente emotivo. Temos a emoção à flor da pele, em todos os momentos. Uma reação biológica natural que nos alerta para perigos iminentes, mas que nos prepara e empurra para a tomada de decisões e prática de ações na direção de realizações que podem nos proporcionar alegrias e felicidade.

Criamos e organizamos nossos desejos. Juntamos as informações novas que captamos com nossos pensamento e emoções e criamos desejos. O que realmente queremos produzir para nós mesmos, as pessoas a nossa volta e para o ambiente em que vivemos, em uma busca contínua por consequências sempre mais agradáveis.

Agimos, nunca estamos parados. Estamos o tempo todo nos comportando. Executando comportamentos direcionados por nossos próprios desejos, acreditando que eles produzirão as realizações que imaginamos. A cada minuto do dia praticamos ações comandadas por nossos desejos, produzindo sua realização. Sejam esses desejos a realização de algo muito simples, como um almoço com amigos, ou complexo, como o fechamento de um negócio valoroso.

Por último, temos a incrível capacidade de observar as consequências de nossos próprios atos, analisar essas consequências utilizando todo conhecimento e desejos que carregamos em nosso cérebro, nos emocionarmos com essa análise e decidir se mantemos esse padrão de conduta ou se criamos outro capaz de produzir resultados e emoções mais agradáveis. Ou seja, temos sob nossa própria pele o mais avançado sistema de autocontrole que existe no mundo todo.

Não é possível a existência de elevados patamares de ansiedade, pânico e depressão para o sujeito que utilizar essas forças com toda sua intensidade, porque elas conduzem às realizações planejadas na maior parte do tempo. Mesmo que às vezes essas realizações provoquem sentimentos desagradáveis, esse sujeito analisa com inteligência e cria um novo padrão de conduta, de forma natural, com baixo nível da ansiedade e alta probabilidade de acerto!

Faça você mesmo…

Identifique que realizações você deseja produzir que lhe proporcionarão sentimentos de felicidade e satisfação. Não precisa exagerar e definir algo muito grandioso e de muito longo prazo. Defina algo para hoje. Para amanhã.

Busque em seu ambiente e em seu cérebro os conhecimentos necessários para definir que comportamento pode produzir essa realização. Raciocine e crie formas de comportamento capazes de levar a elas. Deixe suas emoções fluírem e escolha a alternativa que lhe parecer mais adequada. Defina hora e local para executar os comportamentos que você identificou. Haja com intensidade da forma que você decidiu e verifique os resultados. Sinta-se feliz pelo resultado alcançado. Se ele não foi o desejado…. Revise e crie outro desejo.

Se você fizer isso continuamente, no mínimo todos os dias, vai incorporar um padrão geral de conduta capaz de melhorar sempre suas realizações e conseguir emoções agradáveis. Atingindo assim um estilo de vida que gosto de chamar de plenitude!

Não haverá espaço para pânico e depressão!

Pense nisso!

 

Lauter F. Ferreira
Psicólogo CRP-06/09138-0
Autor do livro: “Construindo Equipes de Alta Performance”
Ayres & Ferreira Ltda.
A Ciência do Comportamento Aplicada – Pessoas e Organizações
lauterferreira@ayreseferreira.com.br
www.ayreseferreira.com.br