A Operação Zero Defeito (OZD)
Justificativa:
É evidente, sem a necessidade de muito esforço de investigação minuciosa e técnica, a perda de recursos de todas as categorias na maioria dos processos de manufatura, vendas e administração geral, em todo tipo de organização. Chega a ser assustador o volume de dinheiro perdido em forma de desperdícios, erros, trabalhos desnecessários, utilização de equipamentos inadequados, má vontade, etc., que se observa em grande parte das organizações.
Muitos gestores não se incomodam com essa situação até que se deparam com a impossibilidade de praticar preços mais compatíveis com o mercado, e com um volume alto de devoluções por parte de seus clientes.
Quando preocupados com essa situação muitos gestores buscam formas de operações mais limpas e menos custosas, mas buscam soluções rápidas e mágicas.
Objetivos/ benefícios:
Considerando a justificativa descrita acima buscamos a prática de Processos Organizacionais Limpos a partir do trabalho do gestor, como responsável por criar e manter esses processos sempre melhores.
Buscamos com isso construir uma organização onde os custos são os menores possíveis, possibilitando preços menores, lucratividade equilibrada, compensação vantajosas de esforços e pessoas motivadas e comprometidas com seus processos de trabalho.
A quem se destina:
Todas as pessoas que ocupam cargos de gestão e desejam conseguir os resultados a que se propõem mantendo seus custos controlados, dentro do padrão desejado.
Roteiro:
- Reunião com a gestão direta para análise da metodologia a ser utilizada;
- Descrição do processo em andamento e suas variáveis controladoras;
- Mensuração dos custos e resultados correntes;
- Montagem de nova estrutura de processo e procedimentos;
- Definição das variáveis controladoras para o novo processo;
- Definição dos indicadores de performance no novo processo;
- Treinamento dos gestores para conduzir a transformação para o processo idealizado;
- Acompanhamento contínuo para assegurar a incorporação de novas práticas;
- Avaliação periódica para controlar a permanência dos procedimentos.
Investimento e forma de pagamento:
Por ser um processo de assessoria contínua este trabalho deverá ser remunerado com base nas horas trabalhadas pelo consultor, considerando a complexidade da organização em foco.
Assessores:
Equipe Ayres & Ferreira com supervisão de:
Lauter Fontana Ferreira: Psicólogo, Pós-graduado em Adm. de Recursos Humanos pela Faculdade Santana São Paulo, especialização em Adm. de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas, Reflexive Leadership pela Minnesota University e em Organização e Métodos pela Fundação Armando Alvarez Penteado. Com 23 anos de experiência em tecnologia do desempenho humano aplicada em organizações. Foi Diretor de Processos Organizacionais e Ensino da Michigan Franquias de Idiomas, Supervisor de Treinamento e Assessor de Desenvolvimento Organizacional, na 3M e Gargill. Com serviços prestados em empresas como 3M, Votorantim Metais, Valeo, Bic, Caixa Econômica Federal, Santa Cruz Distribuidora, entre outras. Professor de RH no curso de Extensão em Gestão de Negócios no Varejo da UNICAMP.