O Seguidor

Setembro/2022

Temos nos preocupado muito com líderes. Há muito temos pesquisado, trabalhado e escrito sobre comportamentos que tornam uma pessoa um líder respeitado. Mas, não há líderes sem seguidores. São dois conjuntos de pessoas conectados e inseparáveis. Há uma espécie de entrelaçamento, uma conivência, comportamental que une esses personagens!

O que faz com que uma pessoa siga, ou pratique atitudes orientadas por outra? O que faz com que uma pessoa assuma a responsabilidade por influenciar e orientar as práticas de outra pessoa?

A literatura científica está repleta de informações sobre liderança e, nas entrelinhas, pode-se identificar alguns traços do comportamento dos seguidores.

Ainda na antiguidade, quando vivíamos em bandos no meio do mato surgia a figura de algum indivíduo que sinalizava o melhor comportamento em uma determinada situação, e as pessoas o seguiam. Alguém encontrava um novo tipo de alimento e indicava para os outros, que o seguiam.

Na antropologia há muitos textos falando sobre grupos indígenas que seguem alguém da tribo que se diz representante de divindades capazes de curar doenças, trazer colheitas fartas etc.

Em nossa história mais recente temos muitos relatos de pessoas que conduziram grandes multidões na prática de comportamentos por eles orientados e, às vezes, sob forte pressão emocional, como Martin Luther King, Gandhi, Jesus etc.

Frente a nosso cenário político atual estamos prestes a nos comportar como seguidores, temos de afirmar quem queremos que governe, lidere, nossa cidade, estado e país. Provavelmente alguns de nós tenhamos alguns motivos semelhantes e outros diferentes para seguir um ou outro candidato.

Nas organizações em que trabalhamos e vivemos, hora lideramos algumas pessoas em suas práticas por meio de orientações fundamentadas em nossos conhecimentos, hora seguimos as orientações de outras pessoas, também guiados por suas orientações e conhecimentos.

Fato comum em todos os cenários, se olharmos detalhadamente todas as situações em que um grupo de pessoas decide praticar comportamentos por orientação de outra, é que sempre há ao menos um benefício muito compensador a ser conseguido por todos.

Seja para se esquivar de situações muito penosas, como a perda de um emprego, prisão por algum período, multas de trânsito, um chefe autoritário etc., ou para conseguir algo muito agradável, como prêmios em dinheiro por um trabalho realizado, certificados de eficiência profissional, liberdade de um tirano etc., sempre há ao menos um benefício que nos leva a seguir o que outra pessoa orienta.

O seguidor, nós todos em algumas situações, sempre aceita praticar atitudes por orientação de outras pessoas se valer a pena! Se essas práticas levarem a alguma consequência capaz de lhe proporcionar melhores condições de vida: Alimentação, saúde, reconhecimento, alegrias, felicidade etc.

Todas as pessoas que assumem qualquer posição de liderança, em qualquer situação, precisam compreender claramente que só conseguem sucesso em sua atividade se proporcionar às pessoas a sua volta, seguidores, oportunidades de serem melhores e progredir. Se essas consequências, benefícios, não acontecerem o grupo se desfaz, e a liderança perde sua influência e desaparece.

Assim… O seguidor faz o líder!

A maior missão de qualquer pessoa em posição de liderança é utilizar todas as suas forças naturais em busca de informações, conhecimento e orientações capazes de municiar todo o grupo na busca por situações melhores de vida.

Embora essa ideia pareça muito agradável, é preciso fazer uma reflexão importante.

A grande maioria das pessoas em posição de liderança, ou que desejam estar nela, foi educada, desde sua infância a buscar os melhores benefícios para si mesmas, e não para os outros: “você tem de ser o melhor na sua escola”; “tem de se impor, os outros precisam obedecer!” etc…

A modificação em seu modelo mental e, por conseguinte, em sua forma de conduta requer enorme esforço emocional e desapego.

Pense nisso!

LAUTER F. FERREIRA
AYRES & FERREIRA LTDA.
Psicólogo – CRP-06/09138-0
Autor dos livros “Construindo Equipes de Alta Performance”,
“Alta Performance: Sete Forças Sob Sua Pele”.
lauterferreira@ayreseferreira.com.br
www.ayreseferreira.com.br