“Sem trevas não pode haver luz.” Lao Tze”
Maio/2018
Já nos anos 400 antes de Cristo, Heráclito, um filósofo grego, observava o fenômeno da dualidade na natureza. Falava ele que a cor negra não tinha significado algum se não fosse pela existência do amarelo, ou outra cor qualquer. “A fome só existe com a sensação de saciedade e o cansaço com o repouso”.
Lao Tze, 300 anos antes de Cristo também demonstrava em seu Tao Te Ching que na natureza todas as coisas posuem dois polos que proporcionam sua existência e significado: “Sem trevas não pode haver luz”; “Quando a gente acha algumas coisas bonitas, outras coisas tornam-se feias. Quando as pessoas vêm algumas coisas como boas, outras tornam-se más.”
Mais tarde a física veio contribuir e reforçar essa forma de encarar a natureza com a descoberta de que dois corpos oposto de igual potencia se anulam. Quando uma força se torna maior a outra é subjugada, até que se fortaleça. Dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo.
Com o comportamento humano não poderia ser diferente. Entre muitas descobertas da ciência experimental há uma lei que confirma essa dualidade na vida humana: Dois comportamentos não podem ser praticados ao mesmo tempo por um único indivíduo.
Se você está sentado em sua mesa de trabalho, lendo esse texto, raciocinando e comparando o que lê com sua vida prática, não consegue ler um relatório de vendas ou o balancete de sua empresa. Isso significa que há uma incompatibilidade de comportamentos que faz parte de nossa vida o tempo todo.
Por um lado, essa realidade nos faz sentir frustrados, impedindo que possamos praticar muitos comportamentos e conseguir vários resultados ao mesmo tempo, melhorando nossa performance. Por outro ela nos força a raciocinar e buscar alternativas comportamentais que nos conduzam a resultados mais consistentes a cada minuto do dia.
Você pode planejar que tipo de realizações quer alcançar em sua vida e que categorias de comportamento deseja praticar. Ou seja, que tipo de gente deseja ser. E, todas as manhãs, antes mesmo de sair de casa, imaginar quais comportamento precisa praticar para alcançar determinadas realizações, com motivação, naquele dia. Ao longo do dia você pode controlar suas práticas com disciplina, evitando comportamentos incompatíveis com os que você determinou e garantindo os resultados que deseja. Você, assim, ao longo do tempo vai adquirindo auto controle suficiente para praticar comportamentos compatíveis com cada situação que você vive, provocando as consequências que você almeja.
Essa incompatibilidade é o ponto básico de uma vida saudável e de alta performance. Se você, em um determinado momento, está praticando um determinado comportamento não pode praticar outro. Ou seja, se está praticando um exercício físico na academia, não poderá estar sentado no sofá vendo televisão. Se está sentado em sua poltrona imaginando o que fazer no dia seguinte para melhorar suas realizações, não poderá estar sentado, nessa mesma poltrona, imaginando que vai permanecer nela a vida toda porque a vida lá fora é muito ruim. Ou um, ou outro!
A cada momento de seu dia você escolhe a categoria de raciocínio, desejo e prática mais contributiva para a sua vida e suas realizações. A cada instante você escolhe entre ir à frente e buscar uma vida saudável e realizadora, ou esmorecer e buscar uma vida doentia, depressiva e fracassada.
Lembre-se da física. Se uma força prevalece a outra é subjugada. Se você raciocina e se comporta de forma depressiva e fracassada na maior parte de seu tempo de vida, esses comportamentos produzirão as consequências relacionadas a eles, fracasso e depressão.
Por outro lado, se você raciocina, cria desejos e se comporta em busca de realizações sempre mais contributivas, para você mesmo e para a sociedade a sua volta, na maior parte de seu tempo de vida, esses comportamentos produzirão uma existência cheia de significados e felicidade.
Não há mágicas. Há incompatibilidade comportamental e você é o gestor que decide a cada instante que tipo de gente deseja ser!
Pense nisso!
Lauter F. Ferreira
Psicólogo CRP-06/09138-0
Autor do livro: “Construindo Equipes de Alta Performance”
Ayres & Ferreira Ltda.
A Ciência do Comportamento Aplicada – Pessoas e Organizações
lauterferreira@ayreseferreira.com.br
www.ayreseferreira.com.br