Do que estamos falando mesmo?
outubro/2021
Fazendo um resumo rápido dos conceitos publicados pelos principais profissionais nessa área, a palavra gestão significa a habilidade, o comportamento humano inteligente, de manipular recursos e produzir resultados: objetos e serviços. Nesse conceito, todas as pessoas que fazem parte de um grupo organizado gerenciam os recursos disponíveis em busca dos resultados desejados. Alguns passam a maior parte de seu tempo manipulado recursos físicos, como máquinas, equipamentos, materiais, dinheiro etc. Outros passam a maior parte de seu tempo manipulando recursos humanos, seu próprio comportamento ou de outras pessoas.
Definição equivalente com as descobertas de outros tantos cientistas que investigam experimentalmente o comportamento humano, principalmente pesquisadores dedicados à linha da neurociência cognitiva. Para esses profissionais o comportamento é tudo o que as pessoas fazem e provocam todo tipo de consequências. Todos os comportamentos, que manipulem recursos físico ou influenciem comportamentos de outras pessoas, produzem consequências.
Juntando tudo, utilizo as palavras “performance em organizações” para significar esse conjunto enorme de comportamentos praticados e suas consequências produzidas, a cada segundo, por todos os profissionais que fazem parte desse grupo, sejam pessoas cujos comportamento influenciam outras pessoas, como líderes, sejam profissionais cujos comportamentos manipulam recursos materiais e provocam resultados diretamente relacionados a algo visível e palpável, como operadores de máquina, vendedores etc.
Estamos falando de um sistema organizado inteligentemente de comportamentos de liderança conectados com comportamentos de operação, capaz de conseguir consequências, resultados sempre melhores para o grupo, seus clientes, fornecedores, familiares e todas as pessoas que, de uma forma ou outra, estão conectadas a esse sistema.
Este patamar de performance organizacional é fortemente influenciado pelo modelo mental das pessoas que praticam comportamentos de liderança. São raciocínios e desejos que se transformam em comportamentos cotidianos capazes de influenciar fortemente outras pessoas em suas práticas efetivas que levam às realizações desejadas. Portanto práticas coerentes com esse modelo de raciocínio. Por exemplo: Se a liderança acredita que todas as pessoas possuem inteligência para sugerir melhoria, deve praticar comportamentos que influenciem as pessoas a fazê-lo, questionando suas ideias, ouvindo respeitosamente seus questionamentos e sugestões e proporcionando feedback e suporte para suas iniciativas. Estamos falando que ao longo do tempo a liderança constrói o tipo de gente que deseja ter em seu meio para conseguir suas realizações com alta probabilidade e segurança. Estamos falando de um modelo de raciocínio e comportamentos a serem incorporados por todas as pessoas em posição de liderança.
Tendo um modelo de organização, comportamentos e realizações desejadas bem definido é hora de a liderança praticar o conjunto de comportamentos que definiu para si mesma e, efetivamente, influenciar os comportamentos de todas as pessoas que fazem parte de seu grupo. Primeiro descrevendo, muito objetiva e claramente, os comportamentos e realizações que espera dessas pessoas, e os indicadores que serão utilizados para visualizar a efetividades dessas práticas; depois comunicando e negociando esse conjunto de performance até que tanto líder quanto profissionais tenham claro os comportamentos e realizações procuradas; no dia a dia o líder exerce sua influência acompanhando continuamente os comportamentos das pessoas de sua equipe, observando comportamentos e ouvindo novas informações e, fornecendo feedbacks que reforçam as práticas negociadas ou que redirecionem essas práticas caso não estejam produzindo os resultados desejados. Exercendo esses comportamentos o líder é capaz identificar pessoas que caminham mais lentamente ou mais rapidamente e pode proporcionar treinamento para que ambas evoluam. Por fim, de posse de todo esse conjunto de informações o líder é capaz de avaliar periodicamente a performance de cada profissional e proporcionar reconhecimento diferenciado. Elevando desejos e motivação de todos.
Gerenciar performance é a atividade mais importante de qualquer pessoa que se propõe a liderar grupos em busca de realizações capazes de proporcionar reconhecimento e felicidade. Portanto é fundamental que essas pessoas tenham suporte efetivo de profissionais da área de comportamento humano. Profissionais capazes de orientar lideres fornecendo metodologias comportamentais capazes garantir efetividade em todas as tarefas no seu dia a dia e na busca por avançar em suas realizações.
Portanto, gerenciar performance em organizações requer metodologia científica capaz de fornecer práticas com alta probabilidade de segurança e sucesso, acompanhamento contínuo e orientação para que a liderança tenha segurança e clareza em suas atividades cotidianas.
E, por fim, esforço, muito esforço para interromper práticas de liderança antiquadas, mas enraizadas, e assumir novos modelos de conduta como líder efetivo. Um profissional capaz de construir pessoas e organizações excepcionais.
LAUTER F. FERREIRA
AYRES & FERREIRA LTDA.
Psicólogo – CRP-06/09138-0
Autor dos livros “Construindo Equipes de Alta Performance”,
“Alta Performance: Sete Forças Sob Sua Pele”.
lauterferreira@ayreseferreira.com.br
www.ayreseferreira.com.br