Estrutura e gestão da força de vendas

A organização que vende e participa do mercado

Justificativa:

Essa questão de vendas é muito interessante!

Embora a realidade demonstre que todo mundo vende e que tudo é vendável, ao mesmo tempo em que um profissional vende um automóvel a um cliente, uma mãe vende preceitos morais a seus filhos, um religioso vende crenças a seus seguidores, etc., a maioria das pessoas evita a atividade de vendas organizada e dirigida! Parece que há uma aversão geral a assa atividade, como se ela fosse algo imoral ou prejudicial aos outros.

Essa imagem faz com que grande parte dos profissionais de vendas acredite que está nessa profissão por acaso ou de passagem para “algo melhor”, portanto não precisa se dedicar muito. Por outro lado muitos gestores de vendas, também por força de imagens distorcidas, exercem suas atividades como se o vendedor já nascesse pronto e com vocação de vendedor.

Por isso a grande maioria das equipes e organizações um estado de confusão e fantasias nas atividades comerciais.

Objetivos/ benefícios:

Nosso trabalho com esse processo é assessorar a liderança em seu trabalho de ordenar e promover a prática das atividades de vendas de forma organizada e dirigida. Uma atividade nobre que permite á sociedade em geral acesso aos mais inovadores e úteis produtos e serviços que um profissional e uma organização podem oferecer.

Com isso, aumentamos a receita monetária de profissionais e organizações a ponto possibilitar seu crescimento e participação na sociedade em que vivem.

A quem se destina:

Esse processo de assessoria é destinado a gestores de vendas. Pessoas que desejam construir equipe que atingem realizações excepcionais em suas atividades de vendas.

Roteiro:

Tendo como fundamento as descobertas da moderna Ciência Experimental do Comportamento nosso trabalho seguirá o roteiro abaixo;

  • Descrição do cenário mercadológico
  • Identificação do potencial da força de vendas
    • Estrutura e práticas
  • Montagem do plano de negócio
  • Identificação de indicadores úteis de performance
  • Definição da estrutura e modelo de gestão da equipe de vendas
  • Descrição da abordagem de vendas mais apropriada
  • Formação de líderes e vendedores
  • Avaliação e melhoria contínua do desempenho da equipe de vendas
  • Informatização da equipe de vendas
  • Gestão do relacionamento com o mercado
  • Pesquisas de negócios
    • Satisfação do cliente
    • Comportamento do consumidor
  • Acompanhamento contínuo
Investimento e forma de pagamento:

Por ser um processo de assessoria contínua este trabalho deverá ser remunerado com base nas horas trabalhadas pelo consultor, considerando a complexidade da organização em foco.

Assessores:

Equipe Ayres & Ferreira com supervisão de:
Lauter Fontana Ferreira: Psicólogo, Pós-graduado em Adm. de Recursos Humanos pela Faculdade Santana São Paulo, especialização em Adm. de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas, Reflexive Leadership pela Minnesota University e em Organização e Métodos pela Fundação Armando Alvarez Penteado. Com 23 anos de experiência em tecnologia do desempenho humano aplicada em organizações. Foi Diretor de Processos Organizacionais e Ensino da Michigan Franquias de Idiomas, Supervisor de Treinamento e Assessor de Desenvolvimento Organizacional, na 3M e Gargill. Com serviços prestados em empresas como 3M, Votorantim Metais, Valeo, Bic, Caixa Econômica Federal, Santa Cruz Distribuidora, entre outras. Professor de RH no curso de Extensão em Gestão de Negócios no Varejo da UNICAMP.

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