Construindo Equipes Colaborativas (Workshop Fortlev)

 

Equipes colaborativas são aquelas onde seus integrantes praticam efetivamente um conjunto de comportamentos capaz de contribuir com a melhoria contínua das práticas uns dos outros buscando as realizações a que se propõe. Conjunto esse que é fortemente exercitado no workshop “Construindo Equipes Colaborativas” e que foi realizado no mês de fevereiro de 2018 com a equipe de gestores da Fortlev.  Uma empresa referência em soluções para armazenar água.

A pergunta que se lança, logo no início desse workshop é: o trabalho em equipe funciona mesmo? A resposta a essa questão é alcançada por meio de um simulado onde os participantes trabalham individualmente para chegar a um valor de eficiência e depois executam o mesmo trabalho em equipe, chegando a melhores resultados.

 

 

O debate resultante desse primeiro simulado leva à identificação do conjunto de comportamentos necessário para que a equipe eleve suas realizações no ambiente normal de trabalho. Mas para que isso aconteça esses comportamentos são exercitados durante o workshop.

Confiança nos colegas de trabalho, suporte emocional e físico em momentos de dificuldade são atitudes indispensáveis para que a equipe se desenvolva. Essas habilidades são treinadas por meio do “João Bobo”. Simulado que força a prática de suporte e segurança ao outro. Aumentando a confiança mútua.

 

 

video
play-sharp-fill

 

Falar, expor ideias, sentimentos e desejos de forma corajosa. Ouvir ativamente com a atenção e paciência necessária para entender o que o outro fala. E desse processo extrair ações capazes de melhorar resultados continuamente são comportamentos essenciais exercitados exaustivamente por meio de simulados específicos.

 

 

Apesar das dificuldades de todos os tipos apresentadas pelo meio ambiente, uma equipe que deseja realizar seus objetivos precisa encontrar alternativas capazes de ultrapassar todas elas, e chegar onde deseja. No simulado “Quadrado Cego”, ao buscar por soluções alternativas e inovadoras, com baixo patamar de esforço e resiliência, são treinados com vista ao enfrentamento de situações difíceis no ambiente normal de negócios.

 

 

Na natureza humana nenhuma pessoa é igual a outra. Mas todas possuem habilidades úteis em diversos momentos de um dia de trabalho. No simulado “Produto Perigoso” o comportamento de identificar uma habilidade pessoal que completa as habilidades dos outros, praticá-la para facilitar o trabalho de todos e alcançar uma meta extraordinária é exercitado a ponto das pessoas entenderem a importância de cada um para o sucesso da equipe.

 

 

A prática durante os simulados e os debates enfatizando a importância desses comportamentos coloca cada pessoa, e a equipe como um todo, em condições de levar para seu ambiente cotidiano um conjunto de habilidades capaz de garantir realizações excepcionais. Melhores do que poderia conseguir um indivíduo único.  Diferenciando e destacando por suas realizações a equipe dentre as demais.

Obs.: A publicação das fotos foram autorizadas pela Fortlev.

Assessores:

Equipe Ayres & Ferreira com supervisão de:
Lauter Fontana Ferreira: Psicólogo, Pós-graduado em Adm. de Recursos Humanos pela Faculdade Santana São Paulo, especialização em Adm. de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas, Reflexive Leadership pela Minnesota University e em Organização e Métodos pela Fundação Armando Alvarez Penteado. Com 23 anos de experiência em tecnologia do desempenho humano aplicada em organizações. Foi Diretor de Processos Organizacionais e Ensino da Michigan Franquias de Idiomas, Supervisor de Treinamento e Assessor de Desenvolvimento Organizacional, na 3M e Gargill. Com serviços prestados em empresas como 3M, Votorantim Metais, Valeo, Bic, Caixa Econômica Federal, Santa Cruz Distribuidora, entre outras. Professor de RH no curso de Extensão em Gestão de Negócios no Varejo da UNICAMP.

Voltar