Julho/2019
Nesse mundo interconectado em que vivemos muitas pessoas observam a performance de outras e criam em sua cabeça a certeza de que somente pessoas que já nascem predeterminadas conseguem alcançar altos patamares de realizações. Muitas até desenvolvem desejos mais elevados de realizações, mas acreditam que não conseguirão alcançá-los porque não possuem habilidades para isso. Esses desejos se tornam apenas sonhos, que ao longo da vida vão se transformando em frustração e depressão.
Mas, as ciências do comportamento têm demonstrado que não é assim!
Considerando o conjunto de conhecimento proporcionado pelas pesquisas mais atuais em todas as áreas da ciência do comportamento, a palavra Performance é um símbolo que significa dois fenômenos naturais, inseparáveis e interdependentes:
- O comportamento em si, as ações, tudo aquilo que qualquer animal, inclusive humano, efetivamente faz. Não podemos nos esquecer que embora humanos somos animais e muitas regras da ciência funcionam para todos os animais. Comportamentos são todas as ações observáveis, registráveis, mensuráveis e modificáveis que um animal, inclusive humano, executa a cada momento de sua vida. Falar, gesticular, desenhar, ouvir etc. Praticamos milhares de comportamentos todos os dias!
- As consequências dos comportamentos. Todos os comportamentos de todos os animais, inclusive o homem, provocam consequências. Não existe um único comportamento que não produza ao menos uma consequência. Um simples caminhar nos leva a um lugar desejado, mas também provoca cansaço, circulação de sangue e oxigenação, e melhoria em nossa capacidade biológica.
Produzimos milhares de consequências todos os dias!
Quando falamos em performance, então, estamos nos referindo a esses dois fenômenos conectados. Um comportamento, ou conjunto de comportamentos, capaz de produzir um determinado tipo de consequência, ou conjunto de consequências. Assim estamos “performando” em todos os momentos de nossa vida, sem intervalos.
Se você leu com atenção o parágrafo acima percebeu que, se desejamos algum tipo de consequência específica, temos de praticar os comportamentos que levam a ela. Qualquer comportamento leva a qualquer consequência, que pode não ser a que desejamos, provocando perda de energia comportamental, tempo e dinheiro e, muita frustração e depressão. Quanto mais nos esforçamos para praticar comportamentos que podem nos levas às realizações que desejamos, sem desvios, mais elas se concretizam, em menor tempo, maior velocidade e com o custo controlado. Provocando felicidade e energia para avançar. Isso é alta performance!
Quando falamos em alta performance então, falamos em nossa capacidade de utilizar conhecimentos novos e inteligência para identificar, planejar e praticar comportamentos capazes de garantir realizações excepcionais em todos os momentos dedicados a esses desejos, em menor tempo, sem desperdícios e valor reconhecido.
Se você deseja um bom relacionamento com seus filhos pratique comportamentos de conversar e brincar com eles sempre que estiverem juntos.
Se você lidera uma equipe que deseja alcançar certos resultados específicos, pratique comportamentos que orientem, inspirem e incentivem as pessoas na busca por essas realizações. Seguramente elas virão!
Por isso podemos afirmar, sem medo de errar, que alcançar patamares elevados de realizações faz parte da vida humana, e todas as pessoas têm sob sua pele todas as forças que possibilitam essa realização, basta utilizá-las em todos os momentos da vida, com disciplina e dedicação.
Lauter F. Ferreira
Psicólogo CRP-06/09138-0
Autor dos livros: “Construindo Equipes de Alta Performance” e
“Alta Performance – Sete Forças Sob sua Pele”
Ayres & Ferreira Ltda.
A Ciência do Comportamento Aplicada – Pessoas e Organizações
lauterferreira@ayreseferreira.com.br
www.ayreseferreira.com.br